domingo, 4 de dezembro de 2011

Quem foi e quem ainda é Hiram?

Quem foi e quem ainda é Hiram? (Ven. Irm. Hugo Borges*)

Ao adentrar nos augustos mistérios da Franco Maçonaria, alguns até antes, nos deparamos com um personagem que nos causa os mais controversos sentimentos. Uns são indiferentes, outros aguçam a curiosidade e em outros, respeito.
Mas quem realmente foi Hiram? Uma lenda maçônica? Uma pessoa de carne e osso? Uma figuração de toda uma sociedade iniciática? Não fiquem espantados se eu disser que ele é uma mistura de tudo isso. Ao longo do texto detalharemos o por que.
Em maçonaria aprendemos que existem três personagens de grande vulto nos ensinamentos e entendimentos de nossa ordem, a partir da construção da Casa do Eterno na terra, também conhecido com Templo do Rei Salomão. Eles são, o Rei Salomão, Hiram Rei de Tiro e Hiram “Abif”.
Salomão, Rei de Israel, foi o escolhido pelo Grande Arquiteto do Universo para construir a Casa de Elevação ao Criador. A construção mais bem sucedida descrita na Bíblia teve a ajuda do Hiram, Rei de Tiro, que se dispôs a fornecer pedras, madeiras, e vários minérios para ornar tão grande empreendimento, servindo ao filho do mesmo jeito que serviu ao seu Pai – David (2 Samuel 5-11). O próprio Rei de Tiro, foi o responsável pela ida do Hiram. Mas o que realmente relata a bíblia quanto a esse Hiram?
Hiram (Huram no idioma Hebraico) filho de uma viúva, cujo pai era de Tiro, da tribo de Naftali (1 Reis 7c-13v). Hiram, “…era cheio de sabedoria, de entendimento e de ciência para fazer todo tipo de obras em cobre”. Mais do que o cobre, ele também era mestre “…em ferro, em pedras, em madeira, em púrpura, em azul-celeste, em linho fino e em carmesim, e é hábil para toda a obra buril e para ter ideias engenhosas, para executar o que lhe seja designado juntamente com os teus sábios e com os sábios de teu pai David, meu senhor”. Com essas palavras de Hiram, Rei de Tiro, podemos dar introdução a esse Grande Homem – Hiram. Em nossos costumes o chamamos de Hiram Abif, outros Hiram Abib. Esse Abiff, ou Abif, ou Abiv, ou ainda Abib, vem a ser um título ou sobrenome? Maçonólogos dizem que a palavra Abib ou sua variação, é um título concernente a “meu pai”, ou “pai dos construtores”. Analisemos o 2º Crônicas - 2c 12-13vv (Divrei Hayamim Beit - 2c 12-13vv):
Tanach
 
- Na Bíblia King James temos: “And now I have sent a cunning man, endued with understanding, of Huram my father's, The son of a woman of the daughters of Dan, and his father {was} a man of Tyre…”, traduzindo “E agora te enviado um homem hábil, dotado de entendimento, Huram, meu pai, filho de uma mulher das filhas de Dan e seu pai foi um homem de Tiro…”;
- Na Bíblia Protestante, traduzida pelo João Ferreira de Almeida, revista e atualizada no Brasil,2ª Edição, temos: “Agora, pois envio um homem sábio de grande  entendimento, a saber, Hirão-Abi, filho de uma mulher das filhas de Dã e cujo pai foi homem de Tiro…”;

- Na Bíblia Católica, traduzida da CNBB, 5ª Edição, temos: “pois bem eu te envio um homem hábil e entendido: o mestre Hiram, filho de mulher danita e de pai tírio…”;

- Na Bíblia Hebraica (Tanach), David Gorodovits e Jairo Friblin, Editora Sêfer, 2007, temos: “Agora, pois, envio um homem sábio, cheio de entendimento, de nome Huram, como meu pai, filho de uma mulher das filhas de Dan, e cujo pai foi um homem de Tiro…

Não desmerecendo as demais traduções, porém analisando melhor o texto original em hebraico, vimos claramente um pequeno erro quanto a tradução do mesmo. Como em qualquer outra tradução temos que analisar o texto e o contexto. Nessa época não existia sobrenomes e o filho herdava a referência de seu pai ou o mais velho de sua Tribo. Ex.: Salomão Ben(filho de) David. Logo entendemos que Abib, Abif, Abiff, Abiv, etc, tema esse que vez ou outra vimos Irmãos discutirem, é uma referência que o Rei de Tiro usou para justificar a procedência familiar desse homem. Temos agora um esboço mais completo de quem foi Hiram “Abiff”, sua referência familiar, seus dotes profissionais e o respeito dos dois Reis. Hiram, realmente existiu e foi o executor dessa grande obra que o tempo não consegue apagar, pois mantém vivo, ainda hoje, nas memórias dos Filhos de Jacó e de todos aqueles que buscam referencial bíblico, assim como nós maçons. Quanto a lenda? Trataremos disso dentro de Loja.
Rei Salomão, Hiram Abiff e Rei Hiram de Tiro

O que nós maçons podemos aprender com o Grão Mestre Hiram “Abiff”?
Nós maçons aprendemos com Hiram a dedicarmos ao máximo aos empreendimentos que nos são colocados a prova, pois o que fazemos servirá de referencial ao que realmente somos. Somos a nossa obra, somos aquilo que deixamos para os que chegam. Aprendemos com ele a servir a causas maiores do que a nós mesmos, como ferramentas de trabalho na mão do Grande Arquiteto do Universo.
Integridade e Fidelidade aos seus princípios e grande qualidades de nosso Grão Mestre Hiram, pois soube preservar da melhor forma que pôde aquilo que lhe foi depositado em segredo. Nós temos que fazer o mesmo. Mesmo que nos custe a própria vida, temos que defender em nosso dia a dia, aquilo que efetivamente acreditamos. Certos ou errados temos que ser ação contínua para mover e prover um mundo melhor. Maçons tomem o exemplo de Hiram, trabalhemos em prol de algo grande, pois receberemos bênçãos em mancheias.
Hiram foi todo dedicação a sua causa, respeitando inclusive a sua obra, indo sempre no mesmo horário orar e pedir discernimento para sua vaidade não sobrepor a sua obra. Conhecer nossa pequenez e buscar sempre a melhoria dos que nos circundam, nos traz a tona o espírito vívido de Hiram, em ambiente propício para a harmonia e amor fraterno – O Templo.
Pelo espaço público que temos aqui hoje, me dou por satisfeito!

 *Hugo Leonardo Wanderley Borges, MM-CTEx-Venerável Mestre da Loja Cavaleiros do Sol Nº 42 - GLEPB - Rito York

Referências:
- Rito York: O Simbolismo - Mestre Maçom - Editora Clube de Autores, 2010.
- Bíblia Católica, traduzida da CNBB, 5ª Edição;
- Bíblia Protestante, traduzida pelo João Ferreira de Almeida, revista e atualizada no Brasil,2ª Edição;
- Na Bíblia King James – Online;
- Tanakh (Bíblia Hebraica), editora Sêfer, 2007;
http://www.freemasons-freemasonry.com/lenda_hiram.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hiram_Abiff
http://tora.us.fm/tnk1/prqim/
http://www.bible.com.ua/lib/files/407.pdf
http://www.bibliaonline.com.br/

5 comentários:

  1. Leandro T. Liborio, AM Membro da ARLS "Cavaleiros do Sol Nº42" - GLEPB RITO YORK4 de dezembro de 2011 às 19:54

    Excelente texto Ir.´. Hugo Borges!
    Nos faz refletir sobre tal e tamanha figura presente em vários textos e referências.
    Agradeço por esta oportunidade de engrandecimento e aprendizado!
    Um T.´.F.´.A.´. a todos seus leitores!

    ResponderExcluir
  2. Mano Hugo,
    Parabéns pelo texto....fundamentado, e gostoso de ler.
    Mais uma érola de sabedoria, para nós maçons.

    Um TFA,

    Julio Oliveira
    MM Abrigo do Cedro nr 8
    Brasilia - DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maçonaria só precisa entender uma história, Deus não é e nunca foi arquiteto e sim Criador do Universo, Deus é ser existente por si próprio, arquiteto só faz algo em cima do que já existe, Deus ele faz acontecer haja e acontece...saiba de uma história Deus não perdoa gay, não existe ex gay, uma vez praticado nenhum homem é homem na vida terrena...

      Excluir
  3. Caro Ir:. Hugo, gostei muito do texto. Como contribuição, gostaria que Vc acrescentasse q Tiro era uma cidade Estado da Fenicia, hoje Libano. Parabéns. Herminio Gomes - MRA Capitulo Aperipê Nº 59 Aracaju-Se

    ResponderExcluir
  4. Grande Hugo, o texto é extremamente importante e de grande valor para os que estão na caminhada do conhecimento.

    Ariosto - C.:M.:
    (servo)

    ResponderExcluir