segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Encontrar, Agir e Partir

Encontrar, Agir e Partir
por Ven. Irm. Hugo Borges

Aos Irmãos que trabalham no Rito York - Simbolismo, sempre ao término de nossas atividades maçônicas em Loja, nos deparamos com uma narrativa que para alguns passam despercebidos, porém para ouvidos mais atentos causa estranheza, pois o que tem a ver as ferramentas com nossa postura dentro desses trabalhos e fora dele? Aí você diz: Lá vem Hugo dizer que tudo que existe na maçonaria tem um propósito. E tem mesmo! Principalmente quando se trata do Rito York, e mais ainda quando está inserido no ritual.
Encontrar no Nível, agir pelo Prumo e partir sobre o Esquadro nos mostra grandes valores em que a maçonaria deposita seus ensinamentos. O Venerável Mestre reforça dizendo que “sempre nos encontrar, agir e partir…” e para isso nos pede “…as bênçãos dos céus descer sobre nós e todos os maçons regulares…

Vamos analisar o que nos diz cada ferramenta, no seu sentido filosófico, para poder compreender o que nos pede o Venerável da Loja:

O Nível
Instrumento que calcula desnivelamentos com o objetivo de nivelar horizontalmente um plano. Em maçonaria nos remete que somos todos iguais dentro da Loja. Mesmo que alguns no mundo lá fora sejam pessoas de grande prestígio social, dentro da Loja, inicia e recebe instruções como qualquer outro, sem privilégios ou subterfúgios. As únicas hierarquias que existem dentro de uma Loja são as do tempo e da dedicação, pois todos com tempo e dedicação poderão chegar aos mais altos graus e os maiores cargos. Uma grande representação desse encontro em Loja é a formação em que se encontram os Principais Oficiais (VM, 1ºV e 2ºV).


Então quando se perguntar ao encerramento: Como devem os maçons se encontrar? Olhe para os Principais Oficiais, pois eles estão a postos para que o nível seja respeitado ao nos encontrarmos.


O Prumo
Instrumento utilizado para medir a perfeita verticalidade de uma superfície. Em Maçonaria é o símbolo da profundidade do Conhecimento, da Retidão e da Justiça, que vem do alto. Representa, também, o Equilíbrio ou Estabilidade, quando perfeitamente a Prumo. Logo, ratifico que devemos agir com as virtudes representadas por esse instrumento.


O Esquadro
É um instrumento de desenho ou uma ferramenta utilizada em obras que também pode ser usado para fazer linhas retas verticais com precisão para 90º, a partir de uma base. Simboliza a Equidade, a justiça, a Retidão de caráter. Retidão é a qualidade do que é reto, tanto no sentido físico quanto no moral e ético; assim, à retidão física, emanada do Esquadro, corresponde a retidão moral, caracterizada pelas ações de acordo com a lei, com o direito e com o dever, e a virtude de seguir retamente, sem se desviar, a direção indicada pela equidade. O esquadro soma e potencializa as qualidades do nível e do prumo, horizontal e verticalmente, no dever de os utilizarmos ao partirmos de nossas Lojas, colocando em prática aquilo que lá aprendemos.
Assim meus irmãos todos nós, juntos, munidos de todos os ensinamentos expostos na senda do conhecimento maçônico devemos “sempre nos encontrar, agir e partir”.


Advertência: O presente trabalho pode ser copiado e utilizado única e exclusivamente para fins maçônicos, desde que, a fonte, ou seja, a origem seja devidamente citada.
Referências
Rito York – O Simbolismo: Aprendiz Maçom, Hugo Borges & Sérgio Roberto, 2008 – Editora Imprell
http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%ADvel
http://pt.wikipedia.org/wiki/Prumo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquadro
http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/maconaria.htm

4 comentários:

  1. Mano Hugo,
    Sou suspeito para tecer comentários sobre o presente tema. Porém, não poderia ficar silente, haja vista se uma excelente peça de arquitetura definida e concretizada por você.
    Parabéns.
    Sergio Roberto MM&KT
    ARLS José do Patrocínio nº 33 (Rito York - GLEBP)

    ResponderExcluir
  2. Venerável Irmão Hugo,
    Receba as nossas congratulações pela excelente qualidade e conteudo.

    F&S

    Guelfo Jorge Poltronieri - MM - KT
    ARLPI SEGREDOS DA PIRÂMIDE Nº 16 - GOPB/COMAB

    ResponderExcluir
  3. Leandro T. Liborio, AM Membro da ARLS "Cavaleiros do Sol Nº42" - GLEPB RITO YORK21 de dezembro de 2011 às 13:56

    Só posso acrescentar minha gratidão a esses comentários!
    Irmão Hugo Borges...conheces o sorriso de júbilo quando lhe vemos traçar tamanho conhecimento seja em linhas virtuais ou em suas palavras!
    Quero externar meu agradecimento a tamanho empenho com o Rito York, a Maçonaria e em tudo que voce acredita!
    Um T.´.F.´.A.´. do seu afilhado!!!

    ResponderExcluir
  4. CUMPRIMENTO O IRMÃO PELO BRILHANTE TRABALHO.
    NOS DÁ CLARA INDICAÇÃO DOS SIGNIFCADOS DO RITO.
    3FABR.

    MARCIO LOLLI GHETTI
    GRÃO-MESTRE EM EXERCÍCIO DO GOB-MS

    ResponderExcluir