quarta-feira, 30 de novembro de 2011

St. John's Lodge - Ancient Free & Accepted Masons

St. John's Lodge
Ancient Free & Accepted Masons

A PRIMEIRA LOJA MAÇÔNICA DAS AMÉRICAS
A primeira Loja Maçônica oficialmente certificada da qual se tem notícia nas Américas é a Saint’s John Lodge, localizada na cidade de Boston, fundada em 1733 e certificada pela Grande Loja da Inglaterra.
Esta Loja goza do privilégio impar de ser a mais antiga Loja Maçônica constituída nos Estados Unidos da América do Norte.
Registros contemporâneos revelam que a Loja Maçônica se reuniu em King’s Chapel, Boston, cerca de 1720 (reunião de acordo com os antigos costumes).

Henry Price

Em 1733, Henry Price, um notório alfaiate e guarda-livros, que emigrara para Boston em 1723, foi nomeado Grão Mestre Provincial na New England (Nova Inglaterra) e domínios e territórios ali a ele pertencentes e foi autorizado a constituir irmãos ora residindo ou que viessem a residir posteriormente naquelas paragens, em uma ou mais lojas regulares como ele acha-se melhor, pelo Grão Mestre da Grande Loja da Inglaterra, Lord Viscount Montague. Em 30 de julho de 1733, em uma reunião realizada na taverna “O Punhado de Uvas”, em Boston, Henry Price exerceu sua autoridade e concedeu, a um grupo de dezoito Maçons, uma carta autorizando-os a trabalhar como uma Loja Maçônica, em Boston. Assim foi formada a Loja de São João, a primeira devidamente constituída e autorizada das Américas.

John Montague

A Loja tem estado em existência contínua desde sua fundação em 1733, desde quando seus membros se reuniram em mais de 4.300 reuniões regulares, ou “Comunicações”. Maçons famosos, como George Washington, Benjamim Franklin e o Marques de Lafayette visitaram a referida Loja, em suas viagens a Boston.
Nomes que foram dados ao Mercado Quincy e ao Cais Rower (Josiah Quincy e John Rowe) foram membros proeminentes da Loja. Foi Rowe que fez a famosa pergunta, imediatamente antes da Festa do Chá de Boston: “Gostaria de saber como o chá se mistura com água salgada?”. Outro famoso membro foi John Otis que protestou contra os Atos de Assistência, em 1760, cunhando o mote “Taxação sem representação é tirania!” e que é hoje em dia, comemorado como o Pai da Quarta Emenda. Outro membro ilustre da Loja foi Robert Newman, que escalou a velha igreja norte, para sinalizar para o Irmão e Companheiro Paul Revere (um, se por terra; dois, se por mar).

Paul Revere



BIBLIOGRAFIA:

Hugo Borge & Sergio Cavalcante – Rito York – O Simbolismo: Aprendiz Maçom – Imprell Editora – 2008

REFERENCIAS:

Um comentário: