O RITO YORK – PRIMÓRDIOS
(*) Sergio Roberto Cavalcante
OS PRIMEIROS MAÇONS NA AMÉRICA DO NORTE
Não há documentos confiáveis quanto a data concreta da chegada da Franco-Maçonaria ao Novo Mundo e em especial, na América do Norte.
Alguns afirmam que ela chegou ao novo continente no ano de 1607, estabelecendo-se na então Colônia da Virginia.
O primeiro franco-maçom a se estabelecer nas colônias da América foi John Skene[1]. Esse possível maçom se estabeleceu em New Jersey onde mais tarde se tornou vice-governador.
JONATHAN BLECHER
O primeiro colono americano a ser tornar um franco-maçom foi Jonathan Blecher que, numa viagem à Inglaterra no ano de 1740, foi iniciado numa loja inglesa. Ao retornar a América ele prosperou no ramo do comércio e mais tarde foi Governador de Massachusetts e New Hampshire. Em 08 de dezembro de 1730, Benjamin Franklin em seu jornal a primeira notícia sobre a Maçonaria na América. O assunto publicado no jornal referia-se de uma forma geral o que era a Franco-Maçonaria e afirmava ainda que existiam várias Lojas na referida Província.
Benjamin Franklin tornou-se maçom em 1731.
Benjamin Franklin foi Grão-Mestre Provincial da Pensilvânia no ano de 1734. Nesse mesmo ano, ele editou o primeiro livro franco-maçônico na América.
(*) Sergio Roberto Cavalcante é Mestre Maçom jurisdicionado a Mui Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba.
[1] Ele está registrado como um maçom de uma Loja de Aberdeen, em 1670 e que emigrou para a América do Norte em 1682.
Nenhum comentário:
Postar um comentário